FANDOM

Nuufolau Joel Seanoa
200px

Samoa Joe a caminho do ringue.

Informações pessoais
Nome real:Nuufolau Joel Seanoa
Nomes de ringue:Joe Seanoa
King Joe
Samoa Joe
Samoan Joe
Data de nascimento:17 de Março de 1979
Local de nascimento:Orange County, Califórnia
Estilo:Brawler
Powerhouse
Martial Arts (Judo e Jiu-Jitsu)
Altura:1,88 m
Peso:130 kg
Treinado por:Yoshiaki Fujiwara
Status atual:Ativo(TNA)

Nuufolau Joel Seanoa (nascido em 17 de Março de 1979) mais conhecido pelo ring name Samoa Joe é um lutador de wrestling profissional norte-americano, que atualmente luta Total Nonstop Action Wrestling. Tendo estado na Ring of Honor, é reconhecido por ter o maior reinado como campeão principal, mantendo o ROH World Championship durante 21 meses. Já na Total Nonstop Action Wrestling, Joe é conhecido pelos 18 meses de invencibilidade. Essa série de vitórias terminou quando Kurt Angle veio para a companhia, começando assim, uma longa rivalidade entre estes dois.

Início Editar

Joe fez a sua estreia no Summer Olympics 1984 com 5 anos. Tornou-se campeão de Califórnia State Júnior Judo, foi também jogador de futebol americano enquanto este estava na escola. Joe começou a lutar profissionalmente em Setembro de 1999 em West Coast Dojo. Treinou sobre a assistência de lendas como Cincinnati Red, Johnny Hemp e ocasionalmente John Delayo. Estreou-se em Dezembro de 1999 contra Jess Hansen, começando rapidamente a subir popularmente na Califórnia. Seguidamente assina um contrato com a escola da WWE, UPW, onde este rivalizou com o seu amigo na vida real, campeão da WWE, John Cena. Mais tarde tornou-se o campeão da UPW com maior reinado de sempre. Depois disto tudo, Joe foi para o Japão. Durante este tempo, este começa a lutar na companhia PWG tendo começado uma grande rivalidade com Super Dragon.

Ring of Honor (ROH) Editar

Ao voltar para a América, Joe assinou contrato com a Ring of Honor em meados de 2002. Fez a sua estreia no Glory by Honor como um "assassino" contratado por Christopher Daniels. Originalmente estava marcado para ser só um combate contra golpes baixos, mas Joe impressiona os fãs com o seu estilo extremo, ficou definitivamente na companhia. Joe subiu até ao topo tornando-se campeão do ROH, derrotando Xavier. Com o seu reinado histórico, Joe também se estabeleceu na companhia como face. Depois de perder o seu título, Joe ganhou o ROH Pure Championship derrotando Jay Lethal a 7 de Maio de 2005. Manteve esse título por 3 meses perdendo em 27 de agosto de 2005 para Nigel McGuiness.

TNA Editar

2005Editar

A 19 de Junho de 2005 Joe estreou na TNA no Slammiversary 2005 derrotando Sonjay Dutt, combate em que se apresentou como The Samoan Submission Machine. A próxima aparição de Joe é em um torneio, onde derrota Sonjay Dutt e Alex Shelley. Joe ganha o torneio derrotando A.J. Styles. No Bound for Glory 2005 em 23 de outubro, Joe derrota o veterano Jushin Liger com um manobra, esta dada pelo nome "rear-naked choke". Já no Genesis 2005 em 13 de novembro, Joe junta-se a Daniels, Alex Shelley e a Roderick Strong para enfrentar Sonjay Dutt, Chris Sabin, Matt Bentley e Austin Áries num elimination match. Depois da vitória, Joe ataca Daniels coloca-o dentro de ringue e efetua uma manobra especial. Em resposta a esta atitude, AJ Styles chama Joe, dizendo que o ataque a Daniels violou o código de respeito na X Division. No evento seguinte, Joe ataca Styles, dizendo que este também não tinha respeitado o código, já no final desta rivalidade Joe ganha o TNA X Division Championship de AJ Styles.

2006Editar

No Final Resolution 2006, Daniels enfrenta Joe pelo X Division Championship. Durante o combate, Joe disse que pretendia acabar com a carreira de Daniels. Pouco depois Joe faz Daniels sangrar da cabeça, seguidamente um movimento especial na cabeça. Styles preocupado com o estado de Daniels, interfere no combate. Já a meio desta rivalidade Joe luta contra outro candidato, AJ Styles. No entanto Daniels também participa nesse combate. Nesse combate, Joe é quem leva a melhor, retendo o título. Ambos continuam com a rivalidade até ao Destination X 2006, onde este perde o título para Daniels. Depois desta longa rivalidade Joe retira-se da X Division. No Sacrifice 2006, Samoa Joe junta-se a Sting para ganhar Jeff Jarrett e Scott Steiner. Em 15 de maio de 2006, Joe tem a sua primeira lesão, ficando fora de ação por duas semanas. Em 22 de Junho de 2006, Samoa Joe perde novamente o título da X Division, devido a cadeirada de Scott Steiner. Joe mostra a sua vingança quando participa num combate para determinar quem lutaria com o campeão principal, NWA World Heavyweight Championship. Depois de perder o combate, Joe leva o NWA World Heavyweight Championship. Umas semanas seguintes, devolve o título ao campeão Jarrett mas este queria uma condição, tinham de lhe dar uma nova oportunidade pelo título. Após estes problemas, Kurt Angle faz a sua estréia, frente a Joe.

2007Editar

Em 14 de janeiro de 2007 no Final Resolution, Samoa Joe enfrenta Kurt Angle num Iron Man Match de 30 minutos. Com poucos segundos para acabar Joe fez o Ankle Lock a Kurt, Angle desistiu mas o tempo já tinha acabado, com o resultado 3-2 a favor de Kurt Angle.

GimmicksEditar

  • The Samoan Submission Machine - Esta é a gimmick que Joe tem usado em praticamente toda sua carreira. Não há nada de especial nesta gimmick, apenas o fato de Joe ser um wrestler com grande habilidade capaz de derrotar qualquer um.

No Wrestling Editar

GolpesEditar

AlcunhasEditar

  • The Samoan Submission Machine (A Máquina Samoana de Submissão)
  • The Undefeated Samoan Submission Machine (A Máquina Samoana Invícta de Submissão)
  • Le Pance du Barrigue

FrasesEditar

  • I am Samoa Joe, and I am a pro wrestling (Eu sou Samoa Joe, e eu sou pro wrestling)
  • The baddest motherfucker on the planet (O filho da puta mais malvado do planeta)
  • With me, it’s not about who’s next… but who’s left (Comigo, não é sobre quem é o próximo... mas sobre quem sobrou)
  • Joe’s gonna kill you (Joe vai te matar)

Campeonatos e prêmiosEditar

Referências

  1. Ballpark Brawl results.

  2. ZERO-1 MAX Intercontinental Tag Team Championship history.
  3. 3,0 3,1 Ring of Honor title history
  4. 4,0 4,1 UPW title history
  5. PWI Most Popular Wrestler of the Year. Wrestling Information Archive. Página visitada em 2007-04-26.
  6. PWI Top 500 - 2006. Wrestling Information Archive. Página visitada em 2007-04-26.

Esta lista contém todas as pessoas atualmente empregadas na Total Nonstop Action Wrestling, sendo lutadores, dirigentes, árbitros ou outros.

RosterEditar

Roster da Total Nonstop Action Wrestling
Wrestlers
Abyss · A.J. Styles · Alex Shelley · Amazing Red · B.G. James · Bobby Lashley · Brother Devon · Brother Ray · Brutus Magnus · Chris Sabin · Consequences Creed · D'Angelo Dinero · Daniels · Desmond Wolf · Doug Williams · Dr. Stevie · Eric Young · Hernandez · Homicide · James Storm · Jay Lethal · Jeff Jarrett · Jesse Neal · Kevin Nash ·
Kiyoshi · Kurt Angle · Matt Morgan · Mick Foley · Raven · Rhino · Robert Roode · Rob Terry · Samoa Joe · Scott Steiner · Shark Boy · Sting · Suicide (Frankie Kazarian) · Tomko
Knockouts
Alissa Flash · Awesome Kong · Christy Hemme · Daffney · Hamada  · Lacey Von Erich  · Madison Rayne · O.D.B. · Raisha Saeed · Sarita · Tara · Taylor Wilde · Traci Brooks ·
Velvet Sky
Outros
David Penzer · Don West · Hector Guerrero · Hermie Sadler · Hulk Hogan · Jeremy Borash · Lauren · Mike Tenay · SoCal Val · Taz · Willie Urbina
Stables e Tag teams
The Beautiful People  · Beer Money, Inc.  · The British Invasion  · Lethal Consequences  · The Motor City Machine Guns · Taylor Wilde e Sarita  · Team 3D  · The World Elite  · The Young Bucks