FANDOM

O Royal Rumble é um evento pay-per-view anual de wrestling, produzido pela World Wrestling Entertainment. O seu evento principal também é denominado Royal Rumble e realiza-se apenas neste evento. É considerado um dos "Quatro Grandes", por ser um dos quatro pay per views originais da WWE e por ser um dos quatro que junta wrestlers da Raw e Smackdown! no mesmo evento, algo que não se sucede com os outros pay per views desde 2003. Em 2007, a ECW também participou do Royal Rumble.

O combate Royal RumbleEditar

O primeiro Royal Rumble decorreu a 24 de Janeiro de 1988 em Hamilton, Ontario. "Hacksaw" Jim Duggan ganhou, e o primeiro Rumble pay-per-view Rumble ocorreu um ano mais tarde.

RegrasEditar

O Rumble é composto por 30 homens; começando com 2 wrestlers no ringue, a cada 2 minutos que passam, um dos restantes 28 wrestlers entra no ringue. Um wrestler é eliminado quando é lançado por outro para fora do ringue por cima das cordas, e tocando com os dois pés no chão. Uma saída entre a 2ª e a 3ª corda ou por debaixo das cordas não é uma eliminação válida. O vencedor é o último wrestler que se mantenha no ringue após todos os outros terem sido eliminados.

Uma eliminação pode também ocorrer é lançado da corda superior por um não participante, ou por alguém que já tenha sido eliminado, ou quando o próprio participante se atira para fora do ringue.

Apesar da ordem de entrada ser supostamente aleatória, é comum os wrestlers competirem pelo direito de entrarem em último. Pode ser também entregue a um lutador um número específico por uma figura de autoridade como recompensa ou punição. Na realidade, a ordem de entrada e eliminação é cuidadosamente planeada por forma a garantir o máximo de entretenimento. Outra regra importante diz que quem participar num combate por um título mundial nessa mesma noite, seja a defendê-lo ou a tentar conquistar, não poderá participar no Royal Rumble. Poucos quebraram esta regra, um deles sendo Kurt Angle que perdeu o seu combate pelo WWE Championship contra John "Bradshaw" Layfield e roubou o número de Nunzio para poder entrar no Rumble.

Recompensas pela vitóriaEditar

Desde o evento de 1991, todos os vencedores desafiaram o campeão da WWE ou o campeão mundial de Pesos-Pesados na WrestleMania, mas este combate não se tornou oficial antes de 1993. Este combate é geralmente o último da WrestleMania de acordo com o princípio da WWE que afirma que " o vencedor do Royal Rumble ganha um bilhete de primeira classe para a WrestleMania". Em 2008, John Cena vencedor do Royal Rumble, preferiu desafiar Randy Orton no No Way Out ao invés de esperar até a Wrestlemania, quebrando assim a tradição que vinha desde 1993. Mesmo assim pediu uma revanche pelo título no Wrestlemania num Triple threat match contra o campeão Randy Orton e Triple H, que venceu o Raw Elimination Chamber do No Way Out.

Aparecimento da Smackdown! e da ECWEditar

A partir de 2002, com a criação da Smackdown!, os 30 participantes consistem em 15 wrestlers da RAW e 15 da SmackDown!. Este é, assim, um dos poucos eventos pay-per-view com competições entre os dois programas regulares. O vencedor do Royal Rumble terá direito a desafiar qualquer dos principais campeões.

Por exemplo, o vencedor do Royal Rumble de 2004, Chris Benoit, participou no Rumble pela Smackdown!, mas na noite seguinte mudou-se para a Raw para desafiar o campeão da Raw (na altura era Triple H) na WrestleMania XX.

Em 2007, o Royal Rumble também contou com a participação de lutadores da ECW.

Eventos Royal Rumble Editar

Evento Data Cidade Local Vencedor Nº Entrada
Royal Rumble 1988 24 de Janeiro de 1988 Hamilton, Ontario Copps Coliseum "Hacksaw" Jim Duggan
(O primeiro Royal Rumble teve 20 participantes; foi aumentado para 30 no ano seguinte.)
13
Royal Rumble 1989 15 de Janeiro de 1989 Houston, Texas The Summit Big John Studd 27
Royal Rumble 1990 21 de Janeiro de 1990 Orlando, Flórida Orlando Arena Hulk Hogan 25
Royal Rumble 1991 19 de Janeiro de 1991 Miami, Flórida Miami Arena Hulk Hogan 24
Royal Rumble 1992 19 de Janeiro de 1992 Albany, Nova Iorque Knickerbocker Arena Ric Flair 3
Royal Rumble 1993 24 de Janeiro de 1993 Sacramento, Califórnia ARCO Arena Yokozuna 27
Royal Rumble 1994 22 de Janeiro de 1994 Providence, Rhode Island Providence Civic Center Bret Hart e Lex Luger
(Bret Hart e Lex Luger foram ambos declarados vencedores quando foi decidido que ambos tocaram no chão ao mesmo tempo.)
27 e 23
Royal Rumble 1995 22 de Janeiro de 1995 Tampa, Flórida USF Sun Dome Shawn Michaels 1
Royal Rumble 1996 21 de Janeiro de 1996 Fresno, Califórnia Selland Arena Shawn Michaels 18
Royal Rumble 1997 19 de Janeiro de 1997 San Antonio, Texas Alamodome "Stone Cold" Steve Austin
Steve Austin foi eliminado, mas nenhum árbitro viu essa eliminação, então ele voltou para o ringue e eliminou todos os adversários para se tornar o vencedor do Royal Rumble.
5
Royal Rumble 1998 18 de Janeiro de 1998 San Jose, Califórnia San Jose Arena "Stone Cold" Steve Austin 24
Royal Rumble 1999 24 de Janeiro de 1999 Anaheim, Califórnia Arrowhead Pond Vince McMahon 2
Royal Rumble 2000 23 de Janeiro de 2000 Nova Iorque, Nova Iorque Madison Square Garden The Rock
The Big Show, que foi o último homem eliminado, afirmou que ganhou o Royal Rumble 2000, pelo fato dos pés do Rock tocarem no chão primeiro. Mais tarde ele mostrou um vídeo a provar que estava correto, e foi-lhe dado um combate com o The Rock pelo lugar na WrestleMania (Big Show ganhou o combate, mas The Rock também garantiu um lugar após ganhar outro combate), mas The Rock é ainda listado como o vencedor oficial do Royal Rumble 2000.
24
Royal Rumble 2001 21 de Janeiro de 2001 Nova Orleães, Louisiana New Orleans Arena "Stone Cold" Steve Austin 27
Royal Rumble 2002 20 de Janeiro de 2002 Atlanta, Georgia Philips Arena Triple H 22
Royal Rumble 2003 19 de Janeiro de 2003 Boston, Massachusetts Fleet Center Brock Lesnar 29
Royal Rumble 2004 25 de Janeiro de 2004 Filadélfia, Pensilvânia Wachovia Center Chris Benoit 1
Royal Rumble 2005 30 de Janeiro de 2005 Fresno, Califórnia Save Mart Center Batista
Batista e John Cena foram eliminados ao mesmo tempo tal como se sucedeu em 1994. Em vez de dois vencedores, o patrão da WWE Vince McMahon entrou no ringue e mandou recomeçar o Royal Rumble com Batista e Cena como únicos participantes, sendo Batista o vencedor desta repetição.
28
Royal Rumble 2006 29 de Janeiro de 2006 Miami, Flórida AmericanAirlines Arena Rey Mysterio 2
Royal Rumble 2007 28 de Janeiro de 2007 San Antonio, Texas AT&T Center The Undertaker 30
Royal Rumble 2008 27 de Janeiro de 2008 Nova Iorque, Nova Iorque Madison Square Garden John Cena 30
Royal Rumble 2009 25 de janeiro de 2009 Detroit, Michigan Joe Louis Arena Randy Orton 8
Royal Rumble 2010 31 de janeiro de 2010 Atlanta, Georgia Philips Arena N/A N/A

Recordes do Royal Rumble (1988-2009)Editar